quarta-feira, 23 de março de 2011

Conhecimento


Não é difícil chegar à conclusão de que todos os valores importantes para se viver em sociedade como a família, ética, educação, etc, estão em plena crise.

Um dos possíveis responsáveis por isso é a falsa idéia de que já “realizamos todas as possibilidades de aperfeiçoamento, de aprimoramento de nossas condições de vida individual e social” (Antônio Joaquim Severino).
Isso nos levou a deixar de buscar o conhecimento necessário para tentarmos compreender e transformar o meio em que vivemos.
Ao pensar em conhecimento imediatamente vem à mente a idéia de livros, escolas, universidades. O que não é de todo errado, mas não deve se resumir somente a isso. “Conhecimento é a forma de tornar a realidade inteligível, transparente, clara, cristalina.” (Cipriano C. Luckesi).
No que concerne a área da educação, o principal problema nessa busca, é que este processo tornou-se uma simples memorização, sem haver uma compreensão efetiva da realidade. Muitos professores selecionam textos difíceis de compreender, esquecendo-se de que o texto deve desafiar o aluno a apropriar-se de sua significação profunda. Isto é um reflexo daquilo que Paulo Freire chama de “educação bancária”.
Tanto a escola como a universidade devem buscar fornecer para os alunos os conhecimentos e habilidades necessários para que estes possam compreender e transformar o mundo em que vivem.
“O conhecimento que se transforma em consciência social é um instrumento básico na luta pela transformação.” (Cipriano C. Luckesi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página